terça-feira, 1 de maio de 2012

Chorume de Urtigas - biopesticida


Hoje começou a maceração das Urtigas que nasceram na horta, para além de ser um bom adubo para as plantas também funciona como insecticida natural contra insectos, sobretudo pulgões. Para actuar como insecticida,, deve diluir-se o produto suficientemente, para não queimar a planta.

Modo de preparação:
Colher as urtigas
Fazer uma proporção de 1Kg de urtiga fresca para 10L de água
A água deve ser preferencialmente sem cloro.
Colocar de molho na água de preferência num recepiente de madeira, à sombra. Deixar macerar vários dias até cheirar MAL (mesmo muito mal! não se assustem, pois é sinal que está no ponto!). A urtiga vai ficar amarela e depois dourada. Neste ponto, interrompe-se. Agitar todos os dias para se libertar o gás. Se já não há bolhas, parou a fermentação.


Aplicação:
Puro, por pulverização, como insecticida
Diluído a 10% - 1L de chorume para 10L de água -como estimulante foliar
Diluído a 20% - 2L de chorume para 10L de água - como estimulante do solo e raízes

Utilizei este Chorume num ramo infestado e realmente funciona afastando os pulgões da planta mas não mata os bicharocos


1 comentário:

  1. Boa noite,

    sei que o post já é um pouco antigo, mas tenho esperança que ainda vá a tempo de ajuda! :)

    Tenho a minha horta cheia de pulgões (atacam preferencialmente tamarilho, as romanzeiras e os godji), e encontrei há cerca de duas semanas esta solução (não neste site) do chorume de Urtigas, que pus de imediato em prática visto ter que se esperar alguns dias.

    Verifiquei que começou a cheirar muito mal, o que me preocupou pensando que tinha apodrecido... mas pelo que li no seu blog é perfeitamente normal, é inclusivamente o que se pretende!

    A minhas dúvidas são as seguintes:

    - refere que para aplicação directa se deve diluir para não queimar, mas depois no modo de aplicação diz que se aplica puro, fiquei baralhado...

    - li noutros foruns que regar com a solução diluida é a melhor fora de afastar de forma mais permanente estes pulgões, pois alimentam-se da seiva que passa a ter algum composto da urtiga. Já ouviu falar desta hipótese?

    Ficam aqui desde já os meus parabéns pelo blog!

    Tiago

    ResponderEliminar